Artigos

Planejamento previdenciário

Saiba a importância disso para a sua aposentadoria

Quando fazer e como funciona.

O planejamento previdenciário é um serviço que tem como objetivo trazer segurança e agilidade para o segurado no momento de sua aposentadoria.

O INSS possui um banco de dados falhos, logo, os históricos de contribuições de muitos segurados acabam sendo lançados de forma errônea, e além do mais, o Direito Previdenciário sofre inúmeras alterações legislativas que dificultam ainda mais no processo de aposentadoria.

Sendo assim, o planejamento previdenciário visa minimizar os erros no processo administrativo de concessão do benefício, garantido ao segurado o melhor benefício.

CNIS – CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS

No CNIS do segurado podem ter muitas falhas nos valores de contribuições e vínculos de emprego, o que pode acarretar um prejuízo ao segurado na hora de definir a sua renda mensal inicial da aposentadoria, que é calculada em cima dos valores de contribuições.

Para exemplificar, ocorre com enorme frequência o fato de empresas não recolherem o valor destinado ao INSS dos seus empregados, prejudicando-os no momento de conseguir um benefício, que poderia ser mais vantajoso ao segurado caso se a empresa houvesse recolhido de forma correta.

Esse é apenas um de vários exemplos que podem diminuir o valor de aposentadoria de um segurado da previdência social.

O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

Colocando em prática, o planejamento previdenciário é um serviço ofertado ao segurado, onde há a preparação de toda a documentação necessária para se aposentador, logo, deve ser feita no período que antecede à aposentadoria (pré-aposentadoria).

Entretanto, o planejamento previdenciário também tem como função analisar qual o melhor momento para se requerer uma aposentadoria. Vamos ao exemplo: Um segurado preenche todos os requisitos para se aposentar, entretanto seu salário do atual emprego teve um aumento significativo, logo, há a possibilidade de aumentar a renda mensal inicial deste segurado caso ele opte por trabalhar na empresa por mais um tempo, em virtude do aumento do salário.

Com a reforma da previdência, os benefícios previdenciários foram impactados, em especial, a aposentadoria por tempo de contribuição, há várias regras de transição para quem estava prestes a se aposentar.

Assim, com o planejamento previdenciário em mãos, o profissional analisará e mostrará a melhor regra de transição contida na reforma, logo, o segurado tem mais chances de conseguir o melhor benefício, ou seja, o mais vantajoso.

Importante mencionar que no planejamento há a orientação ao segurado acerca dos valores que ele deve contribuir para receber uma aposentadoria mais benéfica. Existe muitos segurados que tem direito a aposentadoria, mas não sabem, visto as inúmeras alterações legislativas e a falta de informação.

COMO É FEITO O CÁLCULO?

Grande parte dos segurados não sabem calcular o valor de uma aposentadoria, tem pessoas que ainda contribuem a vida inteira com o teto máximo sem ter necessidade, e no planejamento previdenciário, há a orientação devida sobre como efetuar as contribuições para assim obter o benefício mais vantajoso.

Em relação aos trabalhadores rurais, o planejamento previdenciário demonstra qual a documentação necessária que o segurado deve estar em mãos para que ocorra a comprovação do período trabalhado, e assim obter êxito na concessão do benefício, assim como no caso dos trabalhadores que são expostos a agentes nocivos, neste caso é essencial ter a documentação que comprove a exposição.

Muitos segurados não sabem o quanto é burocrático um pedido de aposentadoria, sendo comum vermos requerimentos de aposentadoria serem negados por falta de documentação obrigatória, ou concedidos em valor menor do que deveria ser devido.

O QUE SERIA A RENDA MENSAL INICIAL

A Renda Mensal Inicial (RMI) é o valor que o segurado vai receber quando for concedido o benefício, com o planejamento previdenciário, é possível simular o valor da Renda Mensal Inicial, dando a opção ao segurado se ele deve solicitar a aposentadoria naquele momento, ou se é mais benéfico ele aguardar um tempo para solicita-la.

CONCLUSÃO

Aconselha-se que o planejamento previdenciário seja feito em período antecedente a aposentadoria, para quando chegar a época certa para se aposentador, a documentação estará completa e o segurado saberá o melhor momento para requerer a tão sonhada aposentadoria.

Tal planejamento deve ser feito por um profissional capacitado, para maior segurança ao segurado.

Quanto antes você começar o seu planejamento, menos desgastes você terá na época de aposentadoria, garantido assim o melhor benefício.

Espero que tenham gostado, um forte abraço!

Artigos relacionados